A Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial atua desde a remoção de dentes inclusos e cistos da região maxilo facial, à cirurgias para instalação de implantes osseointegrados, cirurgias de trauma de face e cirurgias ortognáticas.

As cirurgias para remoção de dentes inclusos ou impactados geralmente são realizadas na clínica odontológica, sob anestesia local. A maioria dos dentes inclusos são representados pelos terceiros molares superiores e inferiores, também conhecidos como "dentes do siso" que, muitas vezes, não têm espaço para erupcionar. Mas, outros dentes, como caninos e pré-molares, comumente apresentam-se inclusos, e devem ser avaliados quanto à sua remoção.

Os cistos da região maxilo facial são patologias frequentemente encontradas, podendo estar associados a dentes inclusos. Dependendo das suas características podem, também, ser removidos sob anestesia local.

Os implantes osseointegrados são feitos de titânio e são inseridos na estrutura óssea dos maxilares com o objetivo de repor os dentes perdidos ou ausentes. Sobre eles é possível colocar próteses unitárias ou múltiplas, devolvendo ao paciente a mastigação correta e a estética adequada.

As cirurgias de fraturas de face, após acidentes ou agressão física, são geralmente tratadas em ambiente hospitalar sob anestesia geral, assim como as cirurgias ortognáticas. As cirurgias ortognáticas tem o objetivo de corrigir a simetria e as proporções da face, ao mesmo tempo que restabelecem a mordida correta ao paciente. Antes e depois desta cirurgia o paciente, sempre, deverá realizar o tratamento ortodôntico, para possibilitar o correto encaixe e alinhamento e dos dentes.