Odontopediatria

É a especialidade que cuida da saúde bucal de bebês, crianças, adolescentes e gestantes.

Na infância os dentes são mais susceptíveis à cárie, devido à alimentação rica em açúcares e à higienização bucal deficiente e, mesmo com uma alimentação regrada, há potencial para o surgimento da cárie ao longo do tempo.

As mães devem procurar o odontopediatra ainda no início da gravidez, para receber orientações sobre os cuidados que devem ter em relação aos seus próprios hábitos alimentares e sua higienização bucal durante a gestação pois, está comprovado cientificamente, que a inflamação gengival pode causar partos prematuros e complicações infecciosas graves, como: endocardite (infecção da camada interna do coração), bacteremia (presença de bactérias no sangue), infecções pulmonares, depósito de gordura nas artérias, etc. Saiba mais sobre as doenças da gengiva lendo a especialidade de Periodontia.

O ideal é o bebê fazer sua primeira visita ao odontopediatra aos seis meses de idade, época em que começam a aparecer os primeiros dentes decíduos (de leite) para iniciar os acompanhamentos profissionais preventivos da cárie dentária e os monitoramentos da evolução da dentição.

Garantir a higienização bucal das crianças e adolescentes, no dia a dia, pode ser uma tarefa desgastante e frustrante. Deixar somente aos pais a tarefa de prevenir a cárie, não garante resultados satisfatórios já que, no acelerado ritmo da vida moderna, falta conhecimento e tempo para lidar com o problema. Além disso, a falta de maturidade e coordenação motora não permite que a própria criança cuide de sua higiene bucal diária corretamente.

Quando a criança inicia a prevenção da cárie dental aos seis meses conhece o ambiente odontológico, preferencialmente com tratamentos mais simples, menos medo e receio terão dos tratamentos. E quanto antes adquirir os conceitos sobre a higienização bucal, mais fácil será sua assimilação, evitando problemas futuros.

Os pais quando cuidam do sorriso de seus filhos, estão investindo em sua saúde e bem estar, evitando futuros problemas funcionais e estéticos.