Dentística - Estética Dental

Dentística ou Estética Dental é a especialidade da Odontologia que cuida da restauração e da estética dos dentes, com o objetivo de estabelecer o equilíbrio entre os dentes, lábios e gengivas, trazendo harmonia e beleza para o sorriso e saúde e bem estar para as pessoas.

Dentes com coloração alterada (amarelados, acinzentados ou manchados), com formato incorreto e com restaurações metálicas aparentes ou em excesso, impedem as pessoas de sorrirem com descontração, diminuindo sua auto estima e dificultando seus relacionamentos profissionais e sociais.

Atualmente há várias técnicas para a reabilitação bucal de forma estética e acessível, as principais são:

Plástica dental

É a técnica utilizada para reconstruir dentes com formato alterado, dentes com muitas restaurações e dentes escurecidos ou manchados.

Esse tipo de restauração pode ser executado com resina composta, diretamente na boca do cliente; com resina especial, executada em laboratório, fora da boca do cliente; ou com porcelana, também executada em laboratório, mas com a vantagem de proporcionar uma melhor estabilidade de cor.

Em dentes anteriores, essa técnica pode ser executada através de facetas laminadas, onde apenas a face vestibular (frontal) do dente é desgastada, trazendo a vantagem de se preservar mais a estrutura dental.

Clareamento dental

É a técnica utilizada para clarear os dentes amarelados ou escurecidos. Pode ser feita no consultório (com laser) ou em casa, sempre com o acompanhamento do profissional (através de moldeiras individualizadas), confeccionadas pelo dentista.

Nos dentes que escureceram depois de terem seus canais tratados, o clareamento, na maioria das vezes, só poderá ser feito no consultório, através de uma técnica na qual a substância clareadora será colocada, pelo dentista, no interior da coroa dental.